As escravidões do dia-a-dia

[postlink]http://aopcao.blogspot.com/2009/05/as-escravidoes-do-dia-dia.html[/postlink]
Há exatamente 121 anos, como nos conta a história, a princesa Isabel assinou a lei áurea, lei essa que aboliu a escravidão no Brasil, podemos assim dizer o trafico e o comércio de africanos.
Hoje é de se lembrar de uma figura ilustre para o cenário das lutas contra a escravidão, alguém que não se conformou com as injustiças praticadas para consigo e para com os seus conterrâneos e defendeu até a morte o seu povo, sendo um mártir defensor da vida.
Falo assim de Zumbi dos Palmares, um africano que sofreu nas mãos dos europeus, sendo tratado como bicho, animal. Mas um grande homem que sabia seu valor na história e no seu tempo.
Levantou a bandeira contra as injustiças praticadas, já que não podia cultuar seus deuses, manifestar suas ações culturais, nem muito menos ser feliz. E nem por medo das represálias dos que julgavam ser donos, proprietários, Ele se acovardou.
Ainda hoje prevalece a escravidão, as injustiças. Desta vez não apenas contra os negros, mais também contra os brancos, contra os índios. Somos escravos deste sistema capitalista, somos escravos das nossas próprias ganâncias, das nossas vaidades.
Não somos livres como julgamos ser, nem poderíamos ser na visão de poucos que detém o poder, que detém o sistema, as formas, o capital. Somos presos a um pedaço de papel que chamamos de dinheiro e assim nos matamos de tanto trabalhar para adquiri-lo.
As amarras deste sistema que escraviza, oprime e mata milhões e milhões em todo mundo. Ver e criticar apenas não adianta e sim lutar, apontar saídas para este problema é sim à solução.
Não podemos nos calar, silenciar, ter medo do que pode vim, temos que sair conscientizando, esclarecendo a todos sobre o que se passa através deste cenário maquilado que nos é apresentado.
E a exemplo de Zumbi dos Palmares, o grande defensor da vida, possamos não ter medo, vergonha e muito menos ser cúmplice destas escravidões.

Zumbi dos Palmares, rogai por nós...


Imagem retirada do blog, MANISFEST

0 comentários:

Postar um comentário